Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

GOVERNO QUER REVITALIZAR PORTO DE SALVADOR COM FOCO NA COPA 2014


Foi assinado, nesta quarta-feira (26), um protocolo de intenções pela Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa (Secopa) e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). O objetivo do protocolo é revitalizar o Porto de Salvador para adequar a recepção de turistas e integrá-lo ao circuito cultural da cidade.

O projeto, intitulado Estação Marítima de Salvador, foi elaborado pela própria Codeba e reforça as ações estruturantes com vistas à Copa 2014. Para viabilizá-lo, já está garantido o aporte financeiro de R$ 36 milhões, via PAC da Copa. Outros R$ 30 milhões estão previstos em investimentos privados, a serem licitados. A expectativa é que a obra esteja concluída em maio de 2013, véspera da Copa das Confederações, quando o porto completa 100 anos.

“Esse equipamento tem uma singularidade, por estar apenas a um quilômetro da Arena Fonte Nova, e já temos recursos garantidos para aprimorar as rotas acessíveis do entorno”, afirmou o secretário da Secopa, Ney Campello. Segundo ele, isso vai possibilitar a integração permanente do porto ao Centro Histórico de Salvador, facilitando a locomoção dos turistas e oferecendo um local adequado para a atracação de navios que também ofertam leitos. Hoje, o Porto de Salvador é formado por oito armazéns. A ideia é que dois deles sejam reformados para dar lugar a uma estação de passageiros e a uma estação turística.

“Queremos fazer do porto um centro cultural de lazer e gastronomia, próximo aos principais pontos turísticos de Salvador, como o Mercado Modelo e o Pelourinho, com vista para a Baía de Todos-os-Santos e para o Forte São Marcelo”, disse o presidente da Codeba, José Muniz Rebouças. Além disso, a reforma vai permitir o aumento da capacidade do espaço para a recepção de turistas, que, de acordo com Rebouças, tem aumentado ano a ano.(bahiaeconomica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário