Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MEGAINVESTIDOR ALERTA PARA RISCO DE CRISE POLÍTICA NA EUROPA


 

O multimilionário e investidor, George Soros, acredita que o empenho dos governos para preservar o euro pode gerar uma desintegração política da Europa. A declaração foi dada nesta quinta-feira no Fórum Econômico Mundial, em Davos.

O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, em Davos, seguiu o mesmo caminho ao descartar uma crise da moeda comum. "Há um compromisso político para preservar o euro, mas no longo prazo isso poderia causar um sofrimento tamanho nos países devedores que poderia gerar, em alguns anos, uma desintegração política da Europa", advertiu.

Em entrevista à BBC durante sua participação em Davos, Soros mostrou pessimismo em relação ao euro e indicou que, se os dirigentes europeus querem manter vivo o projeto da moeda comum, terão de fazer algo mais, reconhecer que o problema existe e estabelecer mecanismos para enfrentá-lo.

Apesar de apontar os riscos políticos no futuro, Soros mostrou otimismo em relação à crise atual da zona do euro. "Havia um elemento que faltava no euro, um elemento fiscal. Tinha-se um banco central, mas não havia um Tesouro comum. Esse Tesouro comum está se estabelecendo com o fundo de resgate, que vai se transformar em algo permanente e vai ser ampliado", disse. (Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário